Primeiro: quero um café! O café menos mau que experimentei foi numa livraria e custou 2€ (vão mas é roubar para a estrada) Mas pode sempre beber-se o que eles chamam de "espresso" por 1,70 zloty nas máquinas da universidade, mas recebe-se um meio copo e são copos de sumo.
Aqui em Wroclaw há um jardim japonês (já falei dele) em que se paga entrada para visitar 1,5 zloty (estudantes) e a casa de banho pública mais próxima também é paga 2 zloty. (mais vale mijar nos bonsais)
Se quiserem vir à Polónia têm de aprender umas coisinhas primeiro.
Para pedir uma água têm de pedir expressamente woda niegazowana (água sem gás) porque para os polacos o normal é ser woda gazowana (que gente). E se pedirem água num café provavelmente virá uma rodela de limão no copo.
Depois tudo, mas tudo o que se come tem molhos. e pelo menos um frasco de ketchup por cada 50g de comida. Uma das coisas que se vê polacos a comer na rua (com muita frequência) é uma espécie de pão de alho cheio de ketchup e maionese. As tostas têm ketchup e maionese. A salada tem maionese. A carne é cozida em ketchup ou outro qualquer molho doce. eu em casa agora só faço grelhados porque é coisa que não existe.
(Mãe vais ficar contente por saber isto) Sinto falta de peixe. Quero comer um belo de um carapau grelhado. Bem já vi salmão por aqui, mas era cozido e tinha uma grande quantidade de molho por cima.
A sopa aqui não leva sal nem batatas em compensação é coentros até mais não (pior que no alentejo) e outras especiarias a temperar a água que eles chamam sopa.
E polaco? Pois a língua. É muito fácil. Os predicados podem por-se onde se apeteça porque não há regras. Por isso é fácil para os alemães porque podem pô-los no fim e é fácil para os latinos porque o pomos depois do sujeito. os nomes é que já é uma coisa diferente um nome tem 7 ou 9 terminações diferentes conforme a situação (Até os nomes próprios e as siglas como sms que pode ser sms'a ou outra qualquer coisa estranha)
Depois achei que era mais giro partilhar quarto... (O Raul ressona muito) mas nem é por isso. Eu acho que estou sempre a incomodar alguém e não me sinto propriamente num quarto. Isto funciona mais como uma sala onde tenho ligação à internet, tenho uns armáriose um frigorífico para guardar coisas e uma cama onde durmo. Aqui preciso de dormir o dobro do tempo porque não dá para se dormir bem é barulho por todo lado a toda a hora. São cerca de 480 pessoas a viver no mesmo edifício. A casa de bano é como se fosse pública porque a partilho com 9 outras pessoas e uma delas ainda não vi. Mas já sei que é polaco.
Isto é do tipo 4 quartos partilham a mesma casa de banho sem porta para o chuveiro (é só um cortinado) . No meu quarto é um português, um espanhol e um francês; no quarto ao lado duas espanholas, temos a casa de banho como um ponto de passagem para os outros dois quartos onde num estão dois espanhóis e no outro quarto estão um turco e dois polacos.
E os polacos perguntam se estou pronto para o frio. Mas a máxima temperatura para hoje é 7ºC. Não é já frio que chegue?
E já sei umas coisinhas em polaco, por isso: Na razie
Sem comentários:
Enviar um comentário